3 dias em Berlin

Vou confessar que no início da viagem Berlim me deixou angustiado, foram tantos os elogios e gente dizendo que iriamos amar Berlim, e euestava aqui e não conseguia amar a cidade, não conseguia achar as mil maravilhas de Berlim, foi o único momento da viagem que fiquei achando que estava fazendo tudo errado, que não estava indo nos locais certos e que não iria aproveitar Berlim…

Tudo foi passando e sendo compreendido, estamos sim numa cidade incrível e pulsante, mas no inverno, no rigoroso inverno alemão, com dias a zero, -1grau, manhãs brancas de neve (e olha que nem tá o pior dos frios como foi no início de dezembro), e inverno deprime as pessoas, os parques ficam solitários, os bancos das praças vazios e os pedestres usam a rua o menos possível e correm para os aquecedores de seus escritórios ou casas.

Parque Tiegarten - vazio

FRIO!

Mas hoje Berlim se revelou, um sábado de céu azul e sol! OK e temperaturas lá pelos 2graus, mas as pessoas estavam na rua, tinha até protesto em frente ao Portão de Brandemburg com esse título aí: “Estamos cheios disso. Não à engenharia genética, fábricas de animais e dumping das exportações.” coisa séria!

Céu azul + sol - rio Spree que cruza Berlim

1ª parada - East Side gallery - 1,3km de parte restante do Murro de Berlim foi transformada em uma galeria de arte a céu aberto com 106 obras de artistas do mundo todo.

Foi um dia de ver uma Berlim de arquitetura contemporânea e moderna, recostruída após o terror que passou por aqui na Segunda Guerra Mundial.

Potsdamer Platz

Potsdamer Platz

Partes do 'Muro de Berlim' que cruzava a Potsdamer Platz

TV Tower - Alexander Platz

A guerra que deixou uma profunda cicatriz na cidade e nos alemães, mas que aos poucos vão superando, e é impressionante e emocionante ver as fotos do pós guerra com os prédios destruídos e olhar pro lado e ver como o homem foi forte e conseguiu reconstruir sua pátria! Visitar Berlim é viver parte da história, e viver a memória de uma guerra.

Portão de Brandemburg - antes e depois

Portão de Brandemburg

Reichstag no pós guerra

Reichstag (Parlamento Alemão) hoje, renovado após a intervenção de 1994-1999 do arquiteto britânico Sir Norman Foster, infelizmente a cúlupa estava fechada e não podemos visitar.

Berliner Dom destrída pela guerra

Berliner Dom recostruída

A belíssima fachada da Berliner Dom, e ao fundo a TV Tower, a construção mais alta de Berlim

 

A Igreja da Memória, parcialmente destruída pelos bombardeios de 1945, nunca foi restaurada, justamente para lembrar ao mundo o que não deveria voltar a acontecer.

Berlim é a capital dos museus (não fomos em nenhum, infelizmente após quase 5 meses de viagem estamos chegando ao grau máximo de saturação em visitação de museu – fica para as próximas) e dos grandes monumentos, como o dedicado aos judeus mortos, o Memorial do Holocausto, um dos lugares mais marcantes de Berlim.

Memorial ao Holocausto

Memorial ao Holocausto

A angústia do início passou e deu lugar a uma ENORME vontade de volta a Berlim muitas outras vezes, mas é claro, no verão! Certamente uma cidade 100% diferente, com paisagens diferentes das que vimos no inverno, no final, tudo valeu a pena!

Berlim, agente volta outras vezes !

Wir sehen die Welt !

8 Respostas para “3 dias em Berlin

  1. Oi pessoal, adorei esse post de Berlim, fotos lindas! Eu adorei Berlim e provavelmente seria uma dessas pessoas que diria que vocês amariam a cidade, heheh. Achei que ela se destaca muito das outras capitais européias!
    E imagino mesmo a saturação quanto aos museus, hahahaha…🙂 Um abraço.

  2. Achei o máximo esse post! Muito sensível e emocionante, a começar pelo texto introdutório. Realmente, acho que Berlim é isso: pela história, é uma cidade angustiante, uma vez que em todos os lados podemos ver feridas da guerra; por outro lado, é uma cidade pulsante, na medida em que representa algo como um sinal de que tudo pode ser superado! Realmente, é uma cidade pulsante!

    Genial a idéia de colocar as fotos do pós-guerra com as fotos atuais!

    Abs!

  3. Ola,

    Pretendo ir a Berlin e praga entre 7 a 17 de outubro .
    Em Praga já consegui uma guia e todas as dicas, mas em Berlin gostaria de ter dicas de hoteis bem localizados, limpos e seguros com um custo beneficio interessante .
    Outro ponto : Alguem pode me dar dica de um guia local que fale portugues
    abçs

    • Olá Alice,
      Não estivemos em Praga, em Berlin ficamos neste hotel http://www.plushostels.com/plusberlin
      Ele é num prédio onde funcionou um antigo colégio, um prédio grande, com um jardim no meio, metade do prédio é hotel e metade é hostel-albergue. E este hotel-hostel tem filial em Praga também!
      Ficamos no lado do hotel que teve custo beneficio bom! Ela limpo, organizado, espaçoso e seguro, ficamos em quarto duplo com banheiro individual, no hostel-albergue os quartos são com mais pessoas e banheiro compartilhado.
      No hotel tinha um restaurante com sala de jogos, jantamos lá todos os dias, além de ótimos preços, a comida era ótima e o clima bom! E todo hotel tinha wi-fi de graça!
      Sobre localização, ele fica pertinho de uma estação de trem-metrô, chegamos do aeroporto e caminhamos umas distância OK entre estação e hotel (mesmo com 3 malas não foi cansativo), ele não é tão central as atrações turísticas, mas nada com o uma caminhada ou alguns minutos de metrô!
      Sobre guia que fale português não sabemos te dar dica, o que podemos dar dica são os programas de “free walk tour” que geralmente são com guias falando inglês! São tours a pé+metrô pela cidade, sem custo, no final você dá a gorjeta que achar justo ao guia, geralmente 15-20euros por pessoa… Existem vários tours desses em Berlin, fizemos o que leva para ver os grafites e arte undergound, mas tem vários! Na recepção do hotel tinham vários panfletos, é só escolher o tour e estar no local marcado na hora marcada!
      Boa sorte, precisando de mais dicas-infos, escreva!

    • Alice, no meu blog você pode ler sobre Praga! valdemochila.blogspot.com. Beijos!

  4. Ola Rodrigo

    Muito obrigada pelas dicas .
    Alice

  5. Tive a felicidade de ter estado duas vezes em Berlim, achei a cidade linda, fiquei encantada com os parques, praças, com os jardins, com as ruas, enfim com toda sua limpeza, os museus, enfim Berlin é uma maravilha a Alemanha apesar de todo sofrimento causado pela guerra e pelo muro que separou pessoas de suas famílias, superou tudo com coragem e dignidade, adorei ter estado neste país de tantas belezas e demonstração de força e coragem, viva a Alemanha e viva a Berlin.
    E uma país maravilhoso, um encanto para mim, poetisa,
    As flores de cores infinitas…
    Enfeitam os jardins e nos dão
    Alegria e felicidade
    Pela beleza das flores por toda cidade!!!
    Onde quer que se vá?!
    As praças com árvores frondosa nos dão sombra…
    Nos bancos, apreciamos o movimentos constantes.
    A cidade borbulha emoções, tudo é belo?!
    Os passeios de barcos pelos canais
    A beleza de suas construções.
    O metro na sua pontualidade.
    Os ônibus, os trens.
    O silêncio nas ruas, sem o toque de buzinas?!
    Os Bístros e o cheiro gostoso do caffé.
    Enfim Berlin ou mesmo Alemanha…
    Nos dá momentos de paz e de sonho!!!
    Alemanha de um povo lindo, forte e generoso.
    Que encheu o meu coração de alegria.
    Os meus olhos de tanta beleza e magia!!!
    A este país deixo todo agradecimento
    Por tudo que vi e senti!!!

    Lina- Nila Mali–
    Academia Itanhaense de Letras
    Academia Peruíbense de Letras
    Instituto Histórico e Geográfico.
    Itanhaém- S.P Brasil

    • Adorei participar desta pagina, obrigada por estar podendo comentar as maravilhas da Alemanha e de Berlin, por onde caminhei, vendo as belezas do lugares e de seu povo, muito mérito a todos!!! – Lina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s