Berlin, street art!

Aproveitando a dica que a amiga Érica Martins nos passou antes da viagem, hoje fizemos o nosso primeiro free walking tours! O que é isso?  É um tour a pé pela cidade organizado por uma empresa de turismo, chega-se no local marcado na hora marcada (essas informações se consegue nos folhetos dos tours espalhados pela cidade e recepção do hotel), acha o guia e vai em frente andando e conhecendo a cidade, e o melhor é de graça!, pede-se somente que dê uma gorjeta ao guia no fim do tour (existem alguns tours pagos, mas o preço não é diferente do que certamente você dará de gorjeta 10-15euros por pessoa).

Aproveitando a ótima rede de metro-trens-bondes de Berlim o tour pode abranger uma área grande, pois com um bilhete pode-se usar todos os transportes – nós compramos o Berlim CityTour válido nas áreas ABC por 3 dias, dessa forma, circula-se livremente pela cidade e vai até o aeroporto sem se preocupar com bilhetes (mas valide seu bilhete no primeiro uso, somente isso te dará segurança de não ser pego pelos fiscais, não adianta ter o ticket, tem de estar validado na máquina – e por aqui não tem catraca, você entra e saí das estações sem nenhum impecilho).

Escolhemos o tour da empresa Alternative Berlim, então claro que não seria pelos locais mais tradicionais, o tour nos levou para ver a Street Art e os Graffitis, a dita cultura undergroud…

Nosso grupo prestando atenção na guia

Um tour que coloca o Street e o Graffiti como arte, dignos de classificação de artistas, história, conceito em cada muro ou ruela que passamos, acho que foi a primeira vez que ví a arte de rua realmente classificada e encarada como arte, afinal, montaram um tour, tinha 15 pessoas pagando, para ver e entender o trabalho deles, é ou não é reconhecimento?

Graffiti por todo lado...

cada graffiti, estencil, sticker tem o seu porque...

...tá vendo o sticker do preço 9,95 na foto? É de um artista que cola esse preço por toda a Berlim, mas em cada lugar o preço é diferente, de acordo com o que ele acha que vale!

Street Art

Infelizmente é inverno e está MUITO frio, e muitos dos lugares que passamos, segundo a guia, são transformados no verão em verdadeiros points com música, gente produzindo arte ao ar livre e alegria… Hoje, lembravam locais abandonados e degradados, o que impressionou um pouco e muitas vezes não agradou…

FRIO, as ruas estão assim, branquinhas!

Um desses locais que certamente são bem diferentes no verão é o Kunsthaus Tacheles, que no passado foi uma loja de departamento no bairro judeu, serviu como prisão nazista e foi degradado durante toda a Segunda Guerra Mundial, e em estado de ruínas com demolição marcada, foi invadido por artistas em 1990 para que o prédio e sua história não fossem esquecidos. Hoje funciona como um grande coletivo cultural livre, com atelies de artistas, cinema, salas de workshops, performances artisticas, café e vida nortuna.

Fachada Kunsthaus Tacheles - artist squats

Pátio interno - Kunsthaus Tacheles

Diz que aqui não deve ser cool no verão ?

 

Entrada Kunsthaus Tacheles

 Berlim foi a cidade com o maior número de recomedações e citações “vocês vão amar Berlim”, mas não sei, a cidade ainda não emplacou, ou será que chegamos com muita seda ao pote? Ou será que já estamos cansados de praticamente 5meses na estrada? Ou será que o inverno que deprime a cidade? Hum, muitas questões…

Por aí em alguma parede...

...ou qualquer fachada se transformam em telas para os artistas.

Uma resposta para “Berlin, street art!

  1. Berlim realmente é uma cidade legal, mas Dresden é muito mais bonita segundo meus pais. Vai a sugestão, se vcs já não pensaram nisso. Ah, visitar um campo de concentração, talvez não seja muito legal. Dizem que o clima é pesado. Só quem gosta muito de história ou tem uma razão pessoal visita. Ou seja, não é exatamente um programa turítico. Meus pais não foram. Tinham visto muitos museus e memoriais da 2ª Guerra Mundial em mutas cidades. Então, campos de concentração ou prisioneiros ficou fora do roteiro. abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s