Fomos ver Alexandria

Para fechar o Egito, fomos até Alexandria, localizada a 225km do Cairo, é a segunda maior cidade do país, lá a presença da cultura ocidental é mais forte que a islâmica, desta forma,  a arquitetura e modo de vida deixa Alexandria um pouco distanciada do restante do Egito, mas a cidade que foi palco do romance da rainha Cleopata e do general romano Marco Antonio, não perde pontos no aspecto cultural do passeio.

Alexandria fica localizada na beira do mar Mediterrâneo, por isso tornou-se grande e importante, devido ao comércio que o mar proporcionava com a Europa (motivo para ter se europeizado) e a Ásia devido o Mar vermelho, foi uma das cidades mais importantes do mundo antigo, foi fundada por Alexandre o Grande e foi capital do Egito por mais de mil.

Referencias da arquitetura Greco-Romana

A primeira parada do dia foi nas Catacumbas de Kom El  Shoqafa, acredita-se que as catacumbas eram destinadas apenas para uma única família, mas não está claro porque o sítio foi expandido de modo a albergar muitas outras pessoas. As Catacumbas de Kom el Shoqafa são também uma das sete maravilhas do mundo medieval. Uma das partes mais assustadoras da catacumbas é o chamado Hall de Caracalla. Segundo a tradição, esta é uma câmara para os homens e os animais que foram massacrados por ordem do Imperador. Para se chegar até o nível -3, tem de descer 99degraus, existe um nível -4, mas ainda está submerso em água.  As catacumbas são um conjunto de salas escavadas na rocha maciça onde eram enterrados os corpos mumificados após rituais de passagem da vida na terra para a vida eterna, diz que lá em baixo só desciam os sacerdotes ou algo do tipo, que tinham a sabedoria da mumificação.

Catacumbas - foto by Iphone já que é proibido fotografar, hehehe...

Seguimos ao  sítio arqueológico de Alexandria onde fica a Coluna de Pompeu, uma gigante coluna de granito vermelho, a maior deste tipo erguida fora dos capitais Roma e Constantinopla.

Coluna de Pompeu = 26m altura - 2,71m diâmetro - 285toneladas

Esfinges protegem a coluna

 

Coluna de Pompeu = 26m altura - 2,71m diâmetro - 285toneladas

Junto ao mar, fica a fortaleza de Quaitbay, em uma ponta que permite praticamente 360graus de observação defensiva e com tempo claro, podia avistar os inimidos com 1 dia de antecedencia. A grandiosa fortificação foi construida em 1480 pelo sultão Quaitbay. E diz a lenda que foi construída exatamente no mesmo lugar onde se supõe que se encontrava o famoso farol de Alexandria, também da lista das 7 maravilhas do mundo antigo, mas este destruído…

Fortaleza de Quaitbay

E para fechar a visita a Alexandria e voltar a 3h de estrada até o Cairo, a monumental Biblioteca Real de Alexandria, foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Ela surgiu na dinastia Ptolemaica e existiu até a Idade Média, quando foi totalmente (ou quase) destruída por um incêndio, no entanto, esta versão dos acontecimentos não é confirmada. Atualmente, tem sido estabelecido que a biblioteca, ou pelo menos segmentos de sua coleção, foram destruídos em várias ocasiões, antes e após o século I a.C.

Biblioteca de Alexandria

Mas no ano de 2002 foi inaugurado no local próximo a da orginal a nova Biblioteca de Alexandria, uma obra contemporanea projeta pelo escritório noruegues Snohetta, mantendo a mesma forma orginal, com a construção em forma redonda, como se fosse o sol, que quando é avistado do mar (em frente a biblioteca) com o reflexo da luz do sol, parece que o mesmo está poente. Projetada para 8milhões de livros, só atingiu a metade da meta até hoje, e passou a ser investido em um acervo virtual, mas no local encontram-se importantes documentos da história antiga das civilizações.

Salão principal da Biblioteca de Alexandria

Salão de leitura - Biblioteca de Alexandria

Biblioteca de Alexandria

 

Forma circular - como se fosse o sol entrando dentro da água do mar

Infelizmente fechamos esse post com uma notícia triste, no dia 01janeiro houve um atendado Igreja Ortodoxa Copta (igreja cristã nacional do Egito), na saída das festividades do Ano Novo deixando 21mortos e um certo clima de terror em Alexandria.

4 Respostas para “Fomos ver Alexandria

  1. Rodrigo boa tarde,passei por aki e vi sua linda viagem a Alexandria….voce poderia me dar umas dicas sobre a viagem?de momento muito agradecida…Ivana

    • Oi Ivana!
      Nosso viagem a Alexandria aconteceu por um acaso, estávamos no Cairo e resolvemos comprar o passeio de um dia a Alexandria, do Cairo para lá são mais ou menos umas 3/4h de viagem de carro.
      Dessa forma, não planejamos muito, fomos onde o guia nos levou, são os lugares que estão no post.
      Mas uma coisa que você não pode deixar de fora do seu passeio é uma visita a Biblioteca de Alexandria, ela é enorme e o prédio de arquitetura contemporânea é impressionante.
      Uma dica geral sobre o Egito é comprar excursão ou passeios como fizemos, no Cairo pelo menos, o transporte público é difícil e o taxi cobra conforme a sua cara e não falam inglês, chegamos no Egito achando que seria como na Europa, pegar o mapa e sair andando, no primeiro dia de caminhada pela rua, voltamos para o hotel e compramos todos os passeios deles!
      No Cairo, os melhores hotéis, das redes internacionais, não são tão centrais, mas se você for fazer o esquema excursão e afins, vale ficar em uma bom hotel, até porque mesmo os 5 estrelas não são tão caros comparando com a Europa.
      Espero ter ajudado, precisando de mais dicas é só falar!

  2. Boa noite Rodrigo. É possível ir a praia em Alexandria? Vou agora em maio p lá.]Abraços,Felipe

    • Olá Felipe, infelizmente não sabemos te responder sobre ir a praia em Alexandria. Quando fomos era frio e não reparamos muito nesse aspecto, e pensando ser um país Árabe em que algumas mulheres ainda andam tampadas pelo véu, pode até ser possível, mas deve ter algumas restrições, ou áreas mais turísticas-internacionais… Abraços e Boa Viagem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s