Pyramids day!

Hoje o dia foi dedicado as pirâmidades! As monumentais, grandiosas,  belíssimas e misteriosas pirâmidas do Egito!

Começamos o circuito pela conjunto das três pirâmidades de Giza (Gizé, Guize ou Guiza). Giza é uma cidade ao lado do Cairo, mas é praticamente o Cairo, ambas cresceram e colaram uma na outra é como se Giza fosse um grande bairro do Cairo. Cresceu tanto que entrou deserto a dentro e hoje a cidade chega quase aos pés das piramidades…

Ao chegar quem dá boas vindas é a Grande Pirâmide, a pirâmide do rei Quêops, com seus 160m de altura (equivalente a um prédio de 50andares – se estivesse em NY ocuparia uma área de 7 quarteirões), daí para sentir a grandiosidade do momento, o sol escondia-se atrás da pirâmida o que deixava tudo dourado, era a realização de um grande sonho, conhecer a única das 7 maravilhas do mundo antigo ainda existente!

A grandiosidade da Grande Pirâmide

A Grande Pirâmide de Quéops

Logo se desvenda as outras piramides, do filho do rei, a pirâmide média de Quéfren e a menor do pai do rei, a pirâmide de Menkaure, o conjunto está alinhado matematicamente, assim como as piramides apresentam dimensões precisas e identicas em todos os lados e cada bloco tem o mesmo peso, ou seja, matemática e engenharia avançada a 4mil anos atrás, um dos grandes mistérios do Egito!!!!

As 3 pirâmides de Giza

Mapa do alinhamento das pirâmides

Além das 3 grandes pirâmides, encontram-se 3 pirâmides menores, que eram das rainhas e áreas de cemitérios de pessoas importantes do governo egípicio, afinal, as pirâmides eram as tumbas dos faraós e todo o conjunto é um grande cemitério. Onde o rito da passagem da vida terreste para a vida eterna era de extrema importância, afinal, passava-se a vida construíndo a pirâmide onde iria ser enterrado (e se morrer antes de terminar, já era, era enterrado assim mesmo e dava-se início a construção da pirâmide do novo rei).

A direita da foto as 3 pirâmides das rainhas

E claro, um local tão sagrado deveria ser protegido de alguma forma, e para essa proteção estava lá a Esfinge, com corpo de leão e cabeça de homem (força animal + sabedoria humana), deitada, olhando tudo e todos, guardando os segredos e mistérios…

A esfinge guardando as pirâmides e seus segredos...

De Giza, partimos para Memphis (Mênfis), que foi capital dos Reinos Antigo e Médio, sendo o mais importante centro urbano do Egito antigo. Lá encontramos o parque arqueológico de Ramses II e outras pirâmides de Sqarra, essa que foi a primeira a ser construída na forma triangular, daí foram feitas as de Giza.

Ramises II

Ramses II - 13m de comprimento 120 toneladas

Esfinge do faraó - essa não é de guarda

O faraó ficou tão impressionado com o trabalho do arquiteto e com a grandiosidade da pirâmide de Sqarra que resolver fazer a tumba do arquiteto dentro da pirâmide também, é a única que teve um faraó e um “empregado” enterrados juntos.

Entrada da Sqarra

Sqarra - em restauração

Interior da tumba = hieroglifos

Realmente essas construções são para se respeitar, vencendo o tempo e o deserto e mantendo alí seus segredos…

“[O] Homem teme [o] Tempo, [e] ainda [o] tempo teme as Pirâmides”

Serviços:
Pirâmides de Giza: 60LE por pessoa (aprox. 8euros)
Parque arquealogico de Memphis: 40LE por pessoa (aprox. 5euros)
Templos de Sqarra: 60LE por pessoa (aprox. 8euros)
Todos os locais tem desconto de 50% para estudante

 

6 Respostas para “Pyramids day!

  1. Feliz Ano Novo pra vc´s!!!!!!
    Que 2011 seja um ano repleto de realizações!!!!!!
    Ahh, e é claro, de muitas viagens tb hehehe
    Um beijoo

  2. Olá. Vc disse que tirou visto no aeroporto. Pode ser em qualquer aeroporto ou foi em um aeroporto do Brasil? Quantos dias ficou em Cairo? É uma cidade perigosa?

  3. Olá! Adorei o blog, parabéns! Eu e meu marido vamos para o Egito em Setembro e já estou montando os passeios. Vocês fizeram todas as pirâmidas, Menphis sem guia? Fizeram sozinhos e foram de taxi?

    • Olá Clarissa,
      Que bom que gostou do blog!
      Fomos ao Egito achando que faríamos tudo sozinho, mas não dá, não tem transporte publico decente, os táxis não tem taxímetro (operam pela negociação do valor antes da corrida – mas não falam inglês, então é impossível essa negociação) e da única vez que usamos o táxi quando chegamos no destino ele não tinha troco e ficou com a nota inteira de valor alto…
      O que fizemos foi comprar passeios no hotel com carro e guia que nos pegava no hotel e levava aos locais turísticos.
      Eu recomendo isso, ou passeio com guia e carro privado ou mini excursões.
      Espero ter ajudado!

      • Oi Rodrigo! Obrigada pelo rápido retorno. Sobre fazer os tours sozinho, eu também já havia lido em diferentes lugares que não é recomendável, mas como não reparei se mencionaram gui, achei estranho e resolvi perguntar. Estou vendo algumas opções já aqui do Brasil. Você acha que vale a pena ou melhor negociar quando chegar no hotel? By the way, qual hotel ficaram em Cairo? Obrigada!!!

  4. Clarissa, como fomos sem nada planejado, não teve jeito, foi escolher e comprar direto no hotel. Não sei te dizer o que é melhor comprar antes ou comprar lá….
    Talvez comprando antes você consiga pesquisar outras opções de passeios, já que eu só tive oportunidade das que o hotel vendia…
    Ficamos num hotel local, bem central, já que tínhamos a ideia equivocada de fazer os passeios sozinhos, realmente eu não me recordo do nome do hotel, mas eu te recomendaria ficar nos hotéis das redes internacionais, grande parte dos maiores e melhores não ficam no Caio, ficam em Giza, a cidade vizinha onde ficam as piramides, muitos com vista direto para as pirâmides. Giza e Cairo cresceram tanto que as duas cidades se uniram fisicamente, então estando em Giza está no Cairo e vice-versa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s