Nápoles de duas caras

Já tínhamos lido no guia e na internet que Nápoles era suja, caótica, confusa, velha e mal cuidada, mas realmente só acreditamos quando desembarcamos da estação de trem, foi ver na pele a dura realidade da Itália, o norte MUITO rico e um sul pobre!

Se a primeira impressão é a que fica, ela não foi muito boa, foi assustadora!

Estamos hospedados no centro histórico, logo uma das partes mais antigas, e infelizmente antigo aqui significa velho, sem conservação, do tipo prédios lindos caindo aos pedaços. A arquitetura da cidade é bonita, mas infelizmente a sujeira e falta de conservação do centro histórico a faz ficar feia.   

E quando falamos de sujeira, falamos de ruas impressionantemente sujas e cheias, mas cheias do tipo montanha, de lixo que impedem a circulação pelas calçadas, não sabemos se há algum tipo de problema de coleta de lixo, ou se isso é o normal, mas já vimos cartazes na rua convocando os moradores para um protesto sobre o lixo…

Ruas lotadas de lixo

A região mais pitoresca, e mais napolitana possível é o Quartieri Spagnoli (Bairro Espanhol), uma das áreas mais populosas da cidade, recebeu esse nome por causa das tropas espanholas do século 17, roupas estendidas nas sacadas, labirinto de ruas, agitação, muito camelô pelas ruas é normal pela área (e pela cidade).

Quartieri Spagnoli

Ruas do Quartieri Spagnoli

Caminhando sem destino, fomos nos afastando do centro histórico em direção ao mar, e aí surpreendentemente Nápoles vai apresentando sua outra cara, uma Nápoles limpa, de prédio bem conservador, lojas de luxo e claro, sem lixo nas ruas!

Luxo na Galleria Umberto I

E ao chegar a beira mar, no bairro de Santa Lucia, encontramos o monte do vulcão Vesúvio ao longe e uma rica e bela enseada com prédios querendo ser a riviera francesa e o Castel dell’Ovo, que ocupa uma pena ilha, onde já foi residência real e já funcionou um mercado de peixes e hoje é uma área cultural com exposições aberta a visitação pública.

Jeffe e o Vesúvio ao fundo

Enseada de Santa Lucia

Castelo dell'Ovo

A verdadeira pizza napolitana agente ainda não provou, mas acho que se ela for realmente boa, merece um post especial!

Nápoles vista do castelo dell'Ovo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s