2 dias em Firenze

Bem menos frio que em Milão e Bologna,chegamos  em Firenze (Florença em português) a temperatura está na média dos 16graus; chegamos na região da Toscana, para quem está acompanhando “Passione” aí no Brasil, chegamos na região do Totó!  Obs.: por conta da novela aqui ta lotado de brasileiros, ouve-se português o tempo todo na rua…

 Firenze é o berço do Renascimento, a cidade do despertar artístico do século15, terra dos escritores Dante e Maquiavel e dos pintores-escultores Botticelli, Michaelangelo e Donatello, que transformaram Firenze em uma das principais capitais culturais do mundo!

Arquitetura renascentista - Piazza di Santa Maria Novella

Com tantos artistas nascidos e vividos aqui, a cidade não poderia ser diferente, linda! Com preciosos edifícios de arquitetura renascentista e muitas estátuas e monumentos espalhados pelas várias praças que formam o centro histórico, que é super compacto e facilmente percorrido a pé – até porque as ruas são fechadas ao tráfego de veículos.

São diversas igrejas espalhadas pela cidade, mas claro que a que mais chama atenção é a gigantesca Duomo de Santa Maria Del Fiore, fica no centro geográfico da cidade e é a 4ª maior igreja da Europa e o edifício mais alto de Firenze, é de impressionar! Mas temos notado que a maioria das igrejas são muito mais interessantes por fora do que por dentro (em exceção de todas as igrejas de Portugal – super barrocas e cheia de ouro brasileiro), a Duomo de Firenze não fugiu a regra, tem uma fachada magnífica toda trabalhada em mármore de três cores: verde-branco-rosa (opa, Mangueira?)

Duomo de Santa Maria Del Fiore

Duomo de Santa Maria Del Fiore

Duomo de Santa Maria Del Fiore - interior

Na foto acima afrescos de Vasari “O Juízo Final”, infelimente não se consegue ver toda a pintura, pois a área abaixo da cúpula, o alta, tem acesso restrito ao público.

Existem dois principais museus na cidade, a Galleria dell’Accademia, que é a escola de belas-artes fundada em 1563 e tem como principal obra a colossal escultura de Davi de Michaelangelo, quando digo colossal é porque é colossal mesmo, primeiro pela beleza e perfeição e porque tem 5,16metro de altura! Impressiona! Inicialmente a escultura ficava na Piazza della Signoria, mas em 1873 foi transferida para a Galleria para ser melhor conservada, hoje na Piazza encontra-se uma replica. E o segundo grande museu é a Galleria Uffizi, que é o maior museu de arte da Itália, com uma coleção de esculturas grego-romanas e pinturas florentinas, do Gótico ao alto Renascimento, ponto alto é a famosa pintura “O Nascimento de Vênus” de Botticelli.

Réplica de Davi de Michaelangelo - Piazza della Signoria

O Nascimento de Vênus - Botticelli (foto: rep. da internet)

Infelizmente ficamos um pouco desapontados com esses dois grandes e importantes museus, diferentemente dos grandes museus da Espanha,por exemplo, eles cobram um ticket bem caro, mas falta manutenção, não tem boa sinalização e nem iluminação… É ver na realidade o que já tinha lido no guia, que a manutenção da cultura na Itália ainda está bem defasada em relação o resto da Europa.

Mas um dos passeios mais gostoso de Firenze foi atravessar a ponte Vecchio (a mais antiga, construída em 1345, a ponte é cheia de joalheiras e antiquários) e chegar do outro lado do rio Arno, que divide a cidade em duas partes, e poder andar sem rumo por onde os locais vivem, fora do agito das atrações “pra turista ver”, poder ver o dia-a-dia real italiano, da lojinha de moldura entalhada a mão a banca de queijos e salames! Desde Bologna,estamos podendo olhar e viver essa realidade diferente das grandes metrópoles, hábitos que o tempo ainda não levou!

Jeffe e ponte Vecchio ao fundo

Ponte Vecchio e suas dezenas lojinhas-joalherias

Entardecer Firenze - rio Arno

P.S.: Já que a temperatura ta ajudando, provamos os INCRíVEIS “gelatos” italiano! Fiquem com água na boca, porque é uma delícia!

Gelato italiano!

2 Respostas para “2 dias em Firenze

  1. Ro, eu fui a Firenze com a Regina ano passado. Amei!
    Aproveitem e comam/ bebam muito bem, porque esse eh o lugar!

    Beijao and have a great journey!

  2. Ehh, mais uma vez, eu com água na boca…..ainda mais com calor que faz aqui no Brasil…..esse “gelato” iria mt bem rsrsrs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s