Mágica istanbul

Com um passado fazendo parte de três consecutivos impérios: Romano, Bizantino e Ottomano, certamente Istanbul tem muita história para contar e muita coisa para se ver e viver, não a toa, no ano de 2010 é a Capital Cultural da Europa.

Istanbul tem um ar enigmático, com os mistérios atrás do véu das mulheres (poucas na verdade), com o sagrado culto nas mesquitas e mágica com uma atmosfera de mil e uma noites… Seja de qualquer parte da cidade que vocês esteja, você verá torres de mesquitas no horizonte.

E foi na Blue Mosque (Mesquita Azul) que iniciamos nosso passeio, por um mundo desconhecido, afinal, nunca tinhamos ido a uma mesquita… Por fora, imponência, cúpulas com suas pontas douradas (ouro?) e suas torres, não sabiamos o que imaginar do interior de uma mesquita.

Blue Mosque

Passo número um, ler as regras do local e respeitá-las:  todos tem de tirar os sapatos para entrar, mulheres só de véu e se tiver de saia curta tem de se enrolar em um pano, homem de bermuda, fica do lado de fora…

Attention !

Lá dentro, um salão de falar UAU! Gigantes, forrado em um lindo carpete florido, monumentalmente alto e todo decorado, mas o que mais chama atenção são os lustres, que descem lá de cima e ficam bem baixinho, formando um plano iluminado sobre nossas cabeças!

Blue Mosque - interior

Blue Mosque - interior

Blue Mosque - interior

Como são tantas mesquitas na cidade, acabamos entrando em tantas outras, mas foi na New Mesquita que presenciamos uma das 5 orações diárias obrigatórias, sem sapatos, entramos na área restrita aos turistas – obs: mais bem localizada que a área das mulheres, que fica atrás da dos turistas e fechada com treliças, do tipo isoladas, e é assim em todas as mesquitas.  Não entendemos nada, mas como cerimônia é bonito de se ver.

Hagia Sophia - já foi igreja, já foi mesquita, hoje é museu

Mas não é só de beleza arquitetônica que vive Istanbul, uma vitrine repleta de doces tradicionais chamou nossa atenção e nosso apetite e para um fim de tarde, nada melhor do que a tradicional “Hafiz Mustafa”, que desde 1864 engorda os turcos!

Delicias !

+ delicias !

Tradição desde 1864

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s