Banho turco!

Dizem que para os homens a visita a Turquia só fica completa após a experiência de um banho turco. E já que fomos conhecer um pouco desta tradição escolhemos  uma casa tradicional  que mantém seus banhos no mesmo estilo desde 1584. Em algumas casas o banho já é oferecido também para mulheres e crianças em ambientes separados.
Çemberlita Hamami

Não se sabe certamente quando começou a origem do banho turco, um banho a vapor tipo uma sauna grande com o objetivo relaxante do corpo,  mas ele pode também estar associado a tratamentos médicos para desobstrução de poros e hidratação de pele. A transpiração abundante ajuda a eliminar as impurezas do corpo e é particularmente benéfica para as pessoas que têm retenção de líquidos.

Ao chegar na casa você compra sua entrada para o banho e boa sorte, pois ninguém te explica nada do que vai acontecer e nem o que você tem que fazer. Com uma ficha amarela escrito “massage”  e uma caixinha de uma “bucha/luva” seguimos da recepção ao lobby central e logo alguns senhores que trabalhavam na casa nos indicaram para subir.

Na parte de cima os vestiários, uma espécie de quartos pequenos onde você tem que tirar sua roupa e deixar seus pertences, pois você tranca e leva a chave com você pro banho. Neste quarto apenas uma toalha para você enrolar na cintura e nada por baixo!

Interior da casa

De lá você segue para a sala central, a sauna, porém de temperaturas brandas, onde tem uma grande mesa de mármore aquecido em formato de estrela,  e ao redor as torneiras com água quente,  você chega e deita nesta mesa até o momento do seu banho, enquanto isso  você vai relaxando com o vapor do local.

O nosso banho demorou um pouco devido a quantidade de pessoas, e tivemos  a sensação de que a pressão caiu um pouco devido ao ambiente tão quente, e a expectativa do que vai acontecer, mas valeu a pena esperar.

Já deitados no mármore  inicia se o banho com o “turco” colocando a luva que nos deram na entrada, que é  uma bucha e passando sobre o nosso corpo, uma espécie de esfoliação da pele, o segundo passo é um delicioso banho de espuma quente, que é colocado em um saco, uma sensação maravilhosa.

banho de espumas !

Todo o banho é composto por uma massagem em todo o corpo, vocês se senti revitalizado principalmente para nós turistas que estávamos cansados após andar um dia inteiro pela cidade.

durante o banho!

Quando o turco termina de nos dar o banho, seguimos para cabines individuais para concluir o banho e principalmente lavar as partes intimas que não foram concluídas nesta primeira parte. Pós banho eles trocam as toalhas utilizadas e te enrolam feito um mumia em toalhas para você sair do quente e ir até as cabines se trocar.

Todo enrolado

No final de tudo descobrimos porque o banho demorou em começar, quando o turco que  dá o banho termina o banho de alguém, ao invés de ele começar outro ele fica do lado de fora esperando sua gorjeta….rs

Uma experiência matavilhosa que vale muito a pena!

serviço:
Çemberlitas Hamami
http://www.cemberlitashamami.com.tr/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s