Valência

Com mais de 2mil anos, é a terceira maior cidade da Espanha, é uma cidade grande, mas com área de turismo reduzida, praticamente dividida em duas, uma dentro do centro antigo, no passado cercado por muralhas que hoje não existem mais, das muralhas hoje só restam as duas grandes portas de entrada formadas pelas Torres de Serranos e Torres de Quart.

Torres Quart - hoje integradas a cidade

As muralhas foram derrubadas no passado, pois acreditavam que eles estrangulavam o crescimento da cidade, que após a demolição das muralhas a cidade  já passou por umas três expansões, o que resulta no centro antigo uma mistura de estilos arquitetônicos: góticos, neo-góticos, art nouveau, neoclássicos…  o que dá a Valência a sua particularidade arquitetônica.

Plaza del Ayuntamiento

Plaza de la Reina

Mix de arquitetura clássica

Já a parte contemporânea fica as margens do rio Turia, que na verdade não cruza mais a cidade, teve seu leito desviado após uma grande e devastadora enchente em 1957, desde então a região do leito do rio é um grande parque onde foi construída a Cidade das Artes e das Ciências, um grande projeto do arquiteto local e mundialmente conhecido Santiago Calatrava, um local onde evidentemente a arquitetura imponente e futurista dos edifícios é a estrela.

Complexo Cidade das Artes e Ciências

Complexo Cidade das Artes e Ciências

De longe o conjunto realmente chama a atenção no horizonte, ao se aproximar é monumental, de perto é bizarro ! Algo como parque de diversão desconexo, num sei, alguns prédios são tenebrozos, outros fora do conjunto seriam elengantes, da impressão que cada prédio foi feito por um arquiteto, em um local e depois juntou tudo, alguns são projetos de se tirar o chapéu pela audácia construtiva, mas outros pecam pela audácia da forma… Tinha muita vontade de ver esse conjunto arquitetônico ao vivo,  mas a nota foi a baixo das expectativas.

Darth Vader ???

Vai saber...

Bem, quem sou eu para criticar a arquitetura dos outros, mas posso deixar minha opnião do que gostou ou não gosto… Pra mim, Calatrava já fez coisas melhores…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s