Bilbao

Bilbao é a capital do País Basco, um região ao norte da Espanha, bem lá em cima, bem próximo a França. Bilba é uma cidade com muitas indústrias (na chegada de trem passa-se por um grande pólo industrial, chaminés, grandes telhados dos galpões…), é sede do banco BBVA e um force centro comercial-financeiro da Espanha.

Ao contrário do que nosso companheiro de viagem ‘O Guia Pubifolha’ contou, a cidade não é feia, tem uma arquitetura bem partícular, pelo menos até hoje aqui na Europa não vimos nada parecido, são casinhas tipo townhouses inglesas, geminadas, que formam corredores de ruas bem bonitinhas. Tá certo que a cidade não é um exemplo de beleza, mas tem seu charme !

Ruas fofas da Bilbao antiga

Bilbao

 

Já no quesito beleza-monumentalidade, aí falamos do Museu Guggenheim Bilba, obra do arquiteto Frank Gerhy, inaugurado em 1997, é um marco da arquitetura mundial e principalmente um marco para Bilbao, pois foi com a construção desse museu que várias remodelações arquitetônicas-urbanisticas ocorreram na cidade.

Museo Guggenheim Bilbao

O Guggenheim, impressionante, um gigante revestido de titânio-pedra-vidro na beira do rio, hora lembra um navio, hora lembra uma flor, hora lembra um peixe, hora é prateado, hora é dourado, depende da intensidade da luz as placas de titânio mudam o aspecto do museu… é assim, feito em formas orgânicas (no átrio central do museu, fora o piso, não há uma superfície plana, tudo tem a sinuosidade das curvas) que o prédio chama atenção no meio da cidade, diz o arquiteto que o museu foi projetado para integra-se no landscape de Bilbao, mas acho que na verdade ele forma um landscape próprio,  sempre chamando a atenção !

Museu Guggenhein Bilbao

Novamente, eu Rodrigo, tive a oportunidade de estar dentro de uma obra-marco da arquitetura contemporânea que muito estudei na faculdade, felizmente pude entrar neste Guggenheim e ver pessoalmente tudo o que os livros-professores-sites-revistas contavam sobre o projeto e ver de boca aberta a grandiosidade impar desta obra de Gerhy.

Museu Guggenhein Bilbao

Bilbao não oferece muitas coisas ao turista, literalmente a vida turística vive em torno do Guggenheim, hoje posso dizer que um Guggenheim move turistas, viajamos Madrid –Bilbao principalmente para ver o museu, lembro que esta era uma dos argumentos para a construção do Guggenheim Rio, o incentivo ao turismo, e bem acho que dá certo !

De resto, fomos passear pela ruas labirínticas da cidade antiga, na outra margem do rio que cruz a cidade, e por fim, fomos lavar roupas, afinal é preciso … Achamos uma lavanderia auto-serviço, que é 100% automatizada, não há funcionário algum, compra-se sabão-amaciante em uma máquina (tipo de refrigerante), por 6euros lava-se, por 2euros seca-se e pronto, beijo e tchau, é do tipo que estabelecimento que além das despesas fixas o dono só tem lucro !

Bilbao divida pelo rio

Agora escrevo este post do trem retornando a Madrid, pela janela um pasto verde cheio de ovelhinhas, uma neblina baixa do amanhecer, a temperatura externa (diz no relógio do trem) são 5graus e mais 4horas de viagem pela frente … Até a próxima parada Sevilha !!

5 Respostas para “Bilbao

  1. Sevilha?? Que delícia!!! Uma das cidades em que eu moraria, com certeza!!! Quando visitei, a Praça da Espanha estava em reforma…somente metade estava aberta à visitação, mas mesmo assim valeu a pena, é esplêndida!!!
    O museu de Arte e Ciência então, totalmente futurista…..
    Estou adorando acompanhar essa viagem hehehe
    Besitos desde Brasil rsrsrs

  2. Ahh ia me esquecendo……não sei se vc´s sabem, mas, a Praça da Espanha foi cenário do filme “Stars Wars – o ataque dos clones”…..

  3. Olá, eu gostaria de ir de Madrid para Bilbao… Como vc fez? Foi de trem? Quanto custou?
    Obrigada

    • OLá Juliana!
      Fizemos a rota Madrid-Bilbao de trem, a viagem dura em média umas 5h e tem um custo de 25 a 78euros, dependendo da classe escolhida. A empresa de trem da Espanha é a RENFE http://www.renfe.com/ e você pode comprar as passagens online e com antecedencia, até porque os preços mais baratos só comprando antes mesmo!
      Na época da nossa viagem, não existiam companhias aereas de baixo custo, as lowcost, operando esta rota, mas se você for viajar depois de 19 fevereiro 2012, a EasyJet http://www.easyjet.com já estará com esta rota ativa, a passagem custa em média 20euros e o voo só tem 1h de duração, bem melhor!
      Boa sorte, precisando de mais alguma ajuda é só falar!
      Abraços, Rodrigo & Jeffe

  4. Obrigada Meninos!
    Ajudaram muito!!!
    Estou indo em fevereiro para madrid..
    Obrigada mesmo =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s