Linda Sintra…

A mais ou menos 45min de comboio de Lisboa, fica a charmosa e pequena Sintra ! Passeio de um dia te deve ser incluído no roteiro de qualquer um que tenha pelo menos 3 dias em Lisboa!

Estação Lisboa-Rossio para Sintra

A cidade é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco é 100% cultura, existe uma penca de museus e parques a serem visitados, mas nos focamos nos 3 principais: o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Só um exemplo dos muitos atrativos de Sintra

Logo ao chegar na cidade a impressão é de ser uma verdadeira cidadela encantada, no alto da colina o Castelo dos Mouros e perdido pelo meio da floresta várias pontas de torres e pequenos palacetes, certamente por ali príncipes e princesas viveram um dia…

A primeira parada, no centro da Vila de Sintra é o Palaciona Nacional de Sintra, um exemplar do século 14 construídos por João I, as fachadas góticas logo perdem atenção para as duas torres cilíndricas que são as chaminés da cozinha… de longe se avista as chaminés e fica-se intrigado pelo contraste que elas fazem ao restante do prédio. No interior do palácio uma sucessão de salas ricamente decoradas com azulejos das mais diversas cores sempre em contraste com os tetos decorados, em destaque para a Sala dos Brasões com um teto todo em ouro ! Outro detalhe interessante é que ao contrário das fachadas góticas, o interior tem bastante referencia das arquitetura mourisca, resultado de reformas e ampliações feitas por Manuel I no século 16.

Palacio Nacional de Sintra

Agora era olhar para o alto da colina e pensar, como chegaremos lá em cima, subir a pé jamais ! Eis que uma rota de ônibus turístico (4,60euros ida e volta) nos salvou. Dentro do ônibus, um território internacional, podia-se escutar os principais idiomas do mundo, quem não tivesse uma máquina fotográfica na mão estava out !

Lá no alto... Castelo dos Mouros

O ônibus nos deixa na porta do Palácio de Pena, o espetacular Palácio de Pena !! Até o momento um dos lugares mais lindos que já estivemos !! O palácio foi construído para Fernando Saxe-Coburgo-Gotha, marido da rainha Maria II e com o único pedido ao arquiteto: “um palácio de verão com excentricidades de todas as partes do mundo” daí pode-se imaginar, o local parece ser um cenário saído de um dos parques de Walt Disney, é tanta mistura,  são tantos os detalhes, que esperamos que tudo fique na nossa memória para sempre, sim, na memória, pois só se pode fotografar por fora, o luxuosos e ricamente decorado interior não pode ser fotografado, e é preservado como se a família real tivesse saído de lá ontem, totalmente humanizado com objetos e utencilios como se tivessem sido usados naquele momento !

Palácio da Pena

Palácio de Pena

Da Pena, se segue a pé até o Castelo dos Mouros… uns 500m de caminhada sobe e desce nos cansou, e o castelo, que na verdade hoje é basicamente as muralhas nos encantou pela vista até o mar, mas não nos empolgou a explora-lo, afinal sobe-se muito, muito e o resulta é a mesma vista….

De volta a Vila de Sintra, passeio pelas ruas estreitas, visita a lojinhas e pausa para um café+bolo de morando +queijadas de Sintra (doce tradicional da região que é vendido em pacotes de 6unidades embalados a mão).

Pausa para o café !

Ir a Sintra foi uma delícia, uma dos passeios mais bonitos e surpreendente, uma cidadezinha no meio de uma pequena serra encantada !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s