Baixa…

Baixa! Percorrer essa região é bem fácil, as ruas foram projetadas, seguem uma lógica e é um bairro 100%plano, nada de sobe e desce colinas ! É considerada o centro da cidade Lisboa, foi erguida por Marques de Pombal após o terremoto!! de 1755. Começamos pela linda Praça do Comércio toda pintada  junto ao Rio Tejo, para ali a família real mudou-se quando saiu do castelo de São Jorge e hoje abriga gabinetes administrativos do governo, e era ali, junto ao Tejo que desembarcavam a realeza dos navios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Da Praça do Comercio, começamos a caminhada centro a dentro passando pelo grande arco triunfal que liga a praça a rua Augusta, sim aqui também tem rua Augusta ! Uma rua larga e só de pedestres, liga a Praça do Comércio ao Rossio, é uma rua ladeada por grandes casarões neoclássicos e bem movimentada por turistas, muitas lojas de suvenires e duas Zaras de 4 andares cada, OK pausa para compras, afinal os preços aqui são bem convidativos!

Chegas ao Rossio, considerada o centro vital de Lisboa, ladeada por prédios de arquitetura pombalina, tem o Teatro Nacional Dona Maria II em uma das extremidades e muitas lojas no térreo dos prédios, uma praça bem movimentada, dessa vez não mais por turista e sim pelo cotidiano dos lisboeses. Adjacente a praça do Rossio existem duas outras praças, a da Figueira, onde estivemos para pegar o autocarro ao castelo e a dos Restauradores, ambas com pouco interesse turístico e sim interesse a vida da cidade.

Um pouco mais a frente, encontra-se o Largo de São Domingos, onde o objetivo principal era provar a famosa bebida licorosa A Ginginha, vendida em uma loja que é uma portinha, bebe-se no copinho de licor (1,10euros cada), mas a surpresa do Largo de São Domingos foi entrar na igreja de São Domingos, acostumados a entrar em igrejas lindas, de mármores e dourados, a surpresa foi geral ! Sombria, escura, com estatuas destruídas, colunas em ruínas, um lugar lindíssimo ! A igreja foi alvo de um incêndio e não passou por restauro, continua funcionando normalmente em meio as lembranças de toda destruição.

Ah! Pela Rua Augusta, antes de chegar ao Rossio, tem o Elevador de Santa Juntas (Elevador Saia Justa – como Jeffe primeiro falou), é uma construção em aço que facilita a vida cotidiana (mas 90%usado por turistas) que liga a Baixa ao Chiado-Bairro Alto, do tipo Elevador Lacerda em Salvador, mas o de Lisboa é todo construído em aço em desenho neogótico foi projetado por  Raoul Mesnier Du Ponsard, que era estagiário do projeto-construção da Torre Eiffel, de Paris, e do alto dos seus 32m tem-se um mirante para toda a Baixa e castelo de São Jorge.

Seguindo em frente nosso roteiro, fizemos a descoberta nº 2 do dia, a Casa do Alentejo, uma porta e uma escadaria para a rua, que nos leva a um pátio de decoração neomourisca, que funciona como um clube-ponto de encontro dos alentejanos (Alentejo é uma região de Portugal) e tem um bar e restaurante abertos ao público. Fora dos guias tradicionais, ou com pouca importância, vale entrar e descobrir o pátio fresquinho e tranqüilo.

Fechamos a caminhada pela Av. da Liberdade, que apesar do nome, no início só era usada pela alta sociedade, pois portões barravam as classes mais baixas. Hoje, mesmo sem os portões, pode-se dizer que também só é freqüentada pela alta sociedade, afinal, é nesta avenida inspirada na Champs-Elysées que encontramos Louis Vuiiton, Prada, Zegna, Armani…. e muitos hotéis de luxo, dessa vez não houve pausa para compras…

2 Respostas para “Baixa…

  1. gente, que aula incrivel vcs estao dando! adorei!😀

  2. Que delicia, Ro! Eh quase como revisitar esses lugares com todas suas explicacoes visuais, rs. Adorei Lisboa, fui pela primeira vez em Abril do ano passado, e voltei em Agosto por uma curta temporada. Fui em todos os lugares descritos pelo roteiro, so nao provei (nem ouvi falar) na tal da Ginginha (olha ai o motivo pra voltar a Portugal). Vc esqueceu de falar que o restaurante no topo do elevador de Santa Justa eh brasileiro😉
    Happy travels!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s