Alfama…

Hoje o dia foi da Alfama ! Já foi um dos mais elegantes bairros de Lisboa, e hoje não é mais tão valorizado, mas mantem seu charme com estreitas ruas e becos espalhados ao redor do castelo de São Jorge, a decadência do local deu-se principalmente ao terremoto de 1755 (tudo em Lisboa mudou após algum terremoto, todos os prédios e locais históricos tem um antes e depois terremoto).

Como dito antes, o castelo de São Jorge fica no alto do morro (da colina como se diz por aqui) e por lá começamos o dia, subimos no autocarro 37, pega-se na Praça da Figueira e te deixa no pé da bilheteria do castelo (7euros por pessoas / 3,5euro estudante – nosso caso para quem não sabe, hehehe… ) após  reconquistar Lisboa dos Mouros em 1147, o castelo transformado em residência dos reis de Portugal até 1511 quando foi transferida para o novo palácio na atual Praça do Comércio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hoje o que resta do castelo são ruínas, e que não podem ser consideradas autenticas, pois o terremoto de 1755 (novamente ele) destruiu muita coisa, que foi restaurada de forma não tão fiel em 1938. De qualquer forma vale muito a visita, a vista de Lisboa lá de cima é linda, ainda mais num dia como hoje com sol e céu azul ! Caminhar pelos jardins e sobre as muralhas vale pensar em como foi tudo no passado, e  numa dessas caminhadas por um lado mais vazio descobrimos um sítio arqueológico em restauração que mescla aço corten moderno para reconstituindo as construções antigas, mas de uma técnica tal que o novo ficava flutuando e não tocava o antigo, passado e presente vivendo em harmonia.

Do castelo, o ideal é descer a colina a pé, descobrindo o bairro de Alfama e assim achamos a igreja São Vicente de Fora, que é o  santo padroeiro de Lisboa é uma construção gigantestica em mármore amarelado  (até o momento elegida como a mais bonita – por fora – infelizmente esta em reforma), mas em anexo existes o antigo mosteiro agostiniano, onde se pode visitar os antigos clautros todos decorados em painéis de ½ paredes de azulejos azuis tradicionais portugueses ilustrados com cenas da história de Portugal ou cenas rurais e florais ! LINDO !

Igreja São Vicente de Fora

Uma das salas mais impressionante é o Panteão Bragança, onde encontra-se os sarcófagos de pedra de quase todos os reis e rainhas de Portugal, e claro o da querida rainha Carlota Joaquina ! E o ponto alto do local é poder subir até o telhado e ir nas torres dos sinos e novamente ter uma vista linda de Lisboa, e como disse antes, céus azul e o prédio de mármore foi uma combinação emocionante ! O que mais nos impressionou é que diferentemente do castelo de São Jorge, lotado de turistas, essa igreja-mosteiro estava vazia, vazia… Ah e descobrimos essa igreja do alto do castelo, achamos tão bonita que resolvemos ir até lá e surpresa !

Doalto do telhado, junto as torres dos sinos

De lá, uma pausa em uma pequena pracinha para nosso pic-nic de almoço e mais caminhada ! Vamos ficar com as pernas bem torneadas de tantas colinas ! Aí o destino foi achar a Casa dos Bicos, nada além de uma fachada de pedras em forma de bicos, atualmente em reforma está fechada, e anteriormente era local de exposições temporárias, vale bem médio a caminhada até lá…

Pausa para o almoço = pic-nic na pracinha

E para fechar o bairro da Alfama chegamos a Sé de Lisboa, mais uma igreja, devastada por três terremotos (terremotos!!!) a catedral foi sendo reformada ao longo dos séculos. A construção atual mistura vários estilos arquitetônicos, o interior, diferentemente de outras igrejas é simples, sombrio e austero, diz que os ornamentos existentes da construção original se foram em algum dos terremotos…

Ah, na frente da Catedral da Sé, existe a igreja Santo Antonio da Sé, uma pequena igreja, mas onde no subsolo encontra-se a cripta com o local de nascimento de Santo Antonio, as que procuram por casamento não podem deixar de lá passar e fazer um pedido !

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s