Fomos ver Foz do Iguaçu…

O destino foi nacional, mas podemos dizer que aviagem  também foi internacional ! Ir a Foz do Iguaçu é ir para a fronteira do Brasil, é chegar ao mesmo tempo pertinho da Argentina e do Paraguay… Essa viagem foi mais um ensaio para a Europa, só que desta vez com experiencia de fazer imigração e atravessar fronteiras !

O principal motivo da viagem foi visitar a família do Jeffe, parte dela mora lá, e claro, fazer um turismo e umas compras no paraíso fiscal do Paraguay !

Do cansaço do voo da madrugada e do bom vinho argentino e bate-papo que durou pra lá das 4 am, acordamos bem cedinho e fomos fazer um passeio pela Usina de Itaipu – a única empresa binacional do Brasil, lá tudo é 50% brasileiro e 50% paraguaio.

Usina de Itaipu

 A usina é incrível, tudo tem escala monumental, paredes de concreto a perder de vista e corredores sem fim, a construção impressiona, impressiona muito, afinal é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta ! Fizemos um passeio “tecnico” junto a alunos de uma escola tecnica de eletronica do interior de SP, logo, além de turistico foi bem informativo… Infelizmente os vertedouros não estavam abertos, perdemos o espetáculo das águas jorrando pelo “ladrão” da represa, mas mesmo assim pudemos ir do topo da barragem até -144m onde ficam as turbinas, que fornecem 18,9% da energia consumida no Brasil e abastece 77,0% do consumo paraguaio !

Turbina14 - a 144m abaixo do nível da rua

Como em viagens rápidas o tempo é curto, aprogramação foi intensa, de Itaipu, pausa para o café da manhã e breve descanço e corremos para a Argentina,  e foi corrido mesmo, uma rápida visita só para não dizer que cruzamos a fronteira dos hermanos ! Uma vista em uma vinicola, um café com direito a muitas mezzalunas e voltamos para o Brasil…

Já fazia parte do roteiro ir conhecer os restaurantes da família do Jeffe, duas pizzarias e uma cantina bem italiana, e foi essa a escolha do primeiro jantar, restaurante Vó Bertila, começamos a sentir o autentico gosto da culinária italiana em pratos artesanalmente preparados com gostinho de comida de vó ! Indicado para quem visitar Foz do Iguaçu ! Com decoração acolhedora, com várias referencias e objetos da família, da impressão que tudo sempre esteve alí…

Vó Bertila - detalhe inspirador

Sábado foi dia de Paraguay ! Em meio a uma greve dos moto-taxi que fechou a Ponte da Amizada, que une Brasil com Paraguay, atravessamos a ponte do modo mais tradicional dos muambeiros de plantão, a pé ! Foi beeem mais divertido que passar de carro, foi viver na pele a logistica da muamba, do contrabando…

Jeffe já é habitué do Paraguay, lá já foi muitas vezes, a minha era a primeira vez, e adorei ! É tudo uma bagunça, uma desordem, mas tirou a minha impressão de que tudo era fake, é fake sim, nos camelo, mas existem lojas de departamentos e lojas autorizadas, e vamos combinar, praticamente sem imposto dá vontade de levar tudo !

Ponte da Amizada - Brasil x Paraguay

Para completar o programa Foz do Iguaçu, não podiamos deixar de visitar as Cataratas do Iguaçu ! Acordamos bem cedo, num domingo chuvoso, cinza e frio, mas era ir ou perder a oportunidade. Assim com a Usina de Itaipu, as cataratas são tão megas quanto, são incríveis ! É lindo !

Catarados do Iguaçu

O parque das cataratas é organizadíssimo, com uma infra-estrutura fantástica para receber muito bem o turista. Capas de chuvas compradas, pegamos o ônibus que leva até a estação das cataratas e paramos duas estações antes e fizemos o trajeto de 1,2km a pé, por uma trilha no meio da mata, com direito a achar novos angulos das cataratas e ficar sempre deslumbrado. Após a trilha o ápce do passeio, chegamos a uma passarela sobre as água que leva até a garganta do diabo, o ponto principal onde as quedas se juntam ! Amazing !

Cataratas do Iguaçu

Água foi o que não faltou no passeio, além da abundancia das cataratas, chuvia por todos os lados, literalmente tomamos um banho nas cataratas ! Tirando o frio, foi divertido ! E detalhe, saimos do parque, o tempo abriu, o céu ficou azul e o sol chegou !?

Serviço:

Onde comer:
Vó Bertila =esquina da Rua Marechal Floriano com a Bartolomeu de Gusmão -Centro – fone:(45)30280170 
Pizza POP Star = www.pizzapopstar.com.br
O que visitar:
Usina de Itaipu = www.itaipu.gov.br
Cataratas do Iguaçu = www.cataratasdoiguacu.com.br
Onde comprar:
Dona Lu Chic = www.donaluchic.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s